<font color=0093dd>Programa das comemorações</font>
Na sessão da passada segunda-feira, o PCP apresentou o programa das comemorações do centenário da Revolução Socialista de Outubro, que decorrem ao longo do próximo ano sob o lema «Socialismo, exigência da actualidade e do futuro».
No dia do centenário, 7 de Novembro, há comício em Lisbo
Dando seguimento ao conteúdo da resolução aprovada pelo Comité Central a 18 de Setembro, o PCP adiantou na sessão de dia 7 os aspectos centrais do programa das comemorações do centenário da Revolução de Outubro, que será marcado por um «vasto leque de iniciativas que darão expressão às múltiplas vertentes, acontecimentos, dimensões e aspectos da Revolução de Outubro e do processo de construção do socialismo». Expor a natureza do capitalismo e as suas desastrosas e ruinosas repercussões para a humanidade e afirmar o socialismo como exigência da actualidade e do futuro serão os objectivos centrais destas comemorações.
A primeira iniciativa será uma sessão pública em Lisboa, a realizar no dia 28 de Janeiro, na qual será evocada a libertação da Europa do nazifascismo pelo Exército Vermelho, que a 27 de Janeiro de 1945 libertou o campo de concentração de Auschwitz, o maior e mais terrível campo de extermínio do nazi-fascismo, no qual morreu mais de um milhão de pessoas nas câmaras de gás.
De Fevereiro a Novembro, realizar-se-á um ciclo de debates em torno das grandes linhas do progresso e desenvolvimento, das grandes realizações, conquistas e avanços conseguidos pela Revolução de Outubro em diversos domínios e pelo processo de construção do socialismo na União Soviética e noutros países, bem como as suas derrotas e recuos. Estes debates serão realizados de forma descentralizada e em datas marcantes da Revolução de Outubro, seus antecedentes e subsequente processo de construção do socialismo.
O significado profundo que a Revolução de Outubro assumiu na luta pela paz – não por acaso Lénine considerou-a a «primeira vitória na luta para suprimir as guerras» – será realçada em Lisboa numa iniciativa a realizar no Dia da Vitória, 9 de Maio. Para além de se valorizar o Decreto da Paz (o primeiro do poder soviético) e o contributo determinante dado pela URSS na derrota dos exércitos nazi-fascistas e da sua política de paz e solidariedade, será ainda destacada a superioridade do socialismo, ao afastar por muito tempo o perigo de uma nova guerra mundial, o que constrasta com os riscos de guerra e fascismo que pairam hoje sobre a humanidade.
No mês de Junho, em Lisboa, terá lugar o Seminário «Socialismo – Exigência da actualidade e do futuro», no qual serão abordados temas relacionados com o processo histórico de emancipação da humanidade, do capitalismo ao socialismo, e, em particular, a Revolução de Outubro e o processo de construção do socialismo, com as suas extraordinárias realizações, conquistas e avanços de impacto mundial. A situação actual, o agravamento da crise do capitalismo e a necessidade da sua superação revolucionária também estarão em foco.
Contributo para a luta ideológica
A Festa do Avante! será também um dos elementos principais destas comemorações, com a realização de uma grande exposição virada para os trabalhadores, a juventude, a população, dando evidência aos diversos aspectos, transformações e conquistas da Revolução de Outubro e às experiências da construção do socialismo. Será também uma oportunidade para confrontar o sistema capitalista com o socialismo e para projectar os valores, ideais e projecto comunista.
A 7 de Novembro, dia do centenário, o PCP promove um grande comício no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, a par de outras iniciativas um pouco por todo o País.
A fim de valorizar os avanços da Revolução de Outubro nos campos da cultura e da arte e de reafirmar a sociedade socialista futura como a única capaz de assegurar a libertação e realização do ser humano, a sua felicidade e bem-estar, serão promovidas iniciativas de divulgação e valorização de filmes, teatro e obras de arte baseados em motivos relacionados com a Revolução de Outubro, com a caracterização do capitalismo, e com o socialismo. Serão ainda editadas obras reunindo textos de Lénine e Álvaro Cunhal sobre a Revolução de Outubro e ainda reeditado o livro de John Reed Dez Dias que Abalaram o Mundo.
O Avante! e O Militante dedicarão uma grande atenção ao tratamento das comemorações ao longo do ano e de questões relacionadas com a efeméride que elas assinalam, ao mesmo tempo que será aberta uma página específica na Internet.
Do programa consta ainda um conjunto de iniciativas para a juventude sobre a importância e o significado da Revolução de Outubro para os jovens, os graves problemas criados à juventude pelo capitalismo e a necessidade do socialismo para assegurar os seus direitos e concretizar os seus sonhos e aspirações.
As comemorações encerram a dia 9 de Dezembro, no Porto, numa iniciativa com uma forte componente cultural que valorizará o socialismo como grande património material, político, ideológico e moral da classe operária e dos povos, dos explorados e oprimidos, que se impõe como exigência da actualidade e do futuro.